Ponto de vista da gestão de pedidos B2C

Introdução

Nessa série de artigos você terá um ponto de vista de como um eCommerce B2C no Brasil funciona após a venda efetuada no site até o momento em que chega na casa do cliente. Nesse artigo será abordado somente a visão do “happy flow”, ou seja, status de avaria, sinistro e extravio não estão considerados. É necessário um estudo e artigo somente com os casos de “unhappy” para elucidar com os detalhes necessários. Além disso estão consideradas duas formas de pagamento aqui nesse material: cartão de crédito e boleto.

Visão geral

A operação de eCommerce B2C basicamente passa pelas etapas abaixo:

  1. Autorização do saldo do cartão de crédito/ Geração do boleto
  2. Análise de fraude (comumente utilizado em cartão de crédito, mas pode ser utilizado para qualquer forma de pagamento)
  3. Captura do saldo do cartão de crédito / confirmação do pagamento do boleto
  4. Envio das entregas do pedido para a operação CD
  5. Geração de Onda
  6. Separação de produtos
  7. Consolidação
  8. Embalagem + Emissão de NF
  9. Romaneio
  10. Doca e Expedição
  11. Comunicação com transportadora – Status da Entrega

Pontos Importantes

Antes de continuar lendo esses artigo, é importante que você tenha algum entendimentos sobre a Arquitetura da SoluçãoMáquina de Status.

Caso você queira dar uma olhada em livros de e-commerce dá uma olhada aqui no site da Amazon.

Obrigado e até a próxima.

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