Introdução
Nessa série de artigos você terá um ponto de vista de como um eCommerce B2C no Brasil funciona após a venda efetuada no site até o momento em que chega na casa do cliente. Nesse artigo será abordado somente a visão do “happy flow”, ou seja, status de avaria, sinistro e extravio não estão considerados. É necessário um estudo e artigo somente com os casos de “unhappy” para elucidar com os detalhes necessários. Além disso estão consideradas duas formas de pagamento aqui nesse material: cartão de crédito e boleto.
Visão geral
A operação de eCommerce B2C basicamente passa pelas etapas abaixo:
- Autorização do saldo do cartão de crédito/ Geração do boleto
- Análise de fraude (comumente utilizado em cartão de crédito, mas pode ser utilizado para qualquer forma de pagamento)
- Captura do saldo do cartão de crédito / confirmação do pagamento do boleto
- Envio das entregas do pedido para a operação CD
- Geração de Onda
- Separação de produtos
- Consolidação
- Embalagem + Emissão de NF
- Romaneio
- Doca e Expedição
- Comunicação com transportadora – Status da Entrega
Pontos Importantes
Antes de continuar lendo esses artigo, é importante que você tenha algum entendimentos sobre a Arquitetura da Solução e Máquina de Status.
Caso você queira dar uma olhada em livros de e-commerce dá uma olhada aqui no site da Amazon.
Obrigado e até a próxima.
Um comentário em “Ponto de vista da gestão de pedidos B2C”