Você sabe o que é B2C, B2B, B2B2C, D2C, C2C e B2E?

Justamente sobre isso que gostaria de falar aqui, são siglas já conhecidas por uma parte das pessoas, mas há outras que ainda não conhecem, na prática esses são os modelos de relacionamento que as empresas têm com seus clientes, abaixo eu falo sucintamente sobre cada uma delas.

B2C – Business to Customer

Esse é o modelo mais operado e conhecido, é quando uma empresa faz uma transação comercial com uma pessoa física. Por exemplo quando um super mercado vende para um consumidor. Livros Aqui.

B2B – Business to Business

Ocorre quando uma empresa faz uma transação para outra empresa, ocorre quando um produtor ou uma manufatura vendem seus produtos para um super mercado. Livros aqui.

B2B2C – Business to Business to Customer

Isso ocorre no nosso dia a dia, e inclusive permite que sejamos clientes de empresas que nunca acharíamos ou procuraríamos se não fosse o modelo de market place, isso ocorre quando compramos um produto de um super mercado e a entrega é feita por outra empresa. Livros aqui.

D2C – Direct to Customer

Modelo pouco difundido aqui no Brasil, mas que vem aumentando nos últimos 5 anos, ocorre quando um fabricante de um produto passa a vender direto para os consumidores finais sem nenhum intermediário. Livros Aqui.

C2C – Customer to Customer

Quando a gente utiliza marketplaces como Mercado Livre é isso que pode ocorrer quando uma pessoa faz um anúncio e outra pessoa compra o produto. Livros aqui.

B2E – Business to Employee

Muito parecido com o modelo B2C, com a diferença que ocorre quando uma empresa efetua vendas para seus colaboradores. Livros aqui.

Entender o que são essas siglas e as particularidades de cada tipo de operação com certeza vai ter auxiliar em suas discussões e na evolução de sua operação.

Abs e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.